destaque

Conheça o Ensino Fundamental I do Mopi

É hora de construir o conhecimento! O Ensino Fundamental I do Mopi compreende a faixa que vai do 1º ao 5º ano, e tem como principal característica metodológica estimular o interesse por aprender. O aluno é direcionado a uma verdadeira aventura pelos caminhos do saber, desbravando novas realidades de um jeito instigante, prazeroso e aberto ao compartilhamento.

Metodologia

As atividades são conduzidas sempre levando em consideração o ponto de vista lúdico, partindo-se da bagagem educacional que cada aluno traz. Dessa maneira, o conteúdo a ser exercitado é formalizado e planejado, sem que fique somente limitado à sala de aula ou às disciplinas. Pelo contrário, esse segmento lida com apelos visuais, buscando um aprendizado pautado no concreto, com o objetivo de permitir uma melhor absorção de conceitos e experiências.

Para os 1º, 2º e 3º anos, quanto mais palpável, melhor! A faixa etária que engloba essas séries explora o contato com o mundo das ideias traduzido em cores e formas reais. A apresentação do conteúdo precisa encantar. Mais do que aprender, o importante é se interessar, querer pesquisar e saber mais sobre as coisas. Para isso, aproveitamos algumas ferramentas, como filmes, vídeos, jogos, trabalhos manuais e livros, que ajudam a despertar a criatividade, a imaginação e a curiosidade.

Para 4º e 5º anos, os recursos estão mais relacionados a estudos focados na atualidade. Nesse momento, a criança encontra-se mais preparada para questionar e formar sua visão singular sobre as coisas.  Debates, trabalhos em grupo e aulas em espaços diferenciados são  métodos que usamos para ampliar o conteúdo, abrir discussões, e trocar experiências, sempre traçando um paralelo com os livros, com  o contexto histórico e com o cotidiano.

Cópia-de-IMG_4030

O Ensino Fundamental I oferece um diálogo cíclico com os vários temas abordados nos espaços da escola, além de uma grade curricular diversificada, que conta com aulas curriculares e complementares como, Música, Artes, Literatura, Produção textual, Inglês,  e Qualidade de Vida, a disciplina que explora as habilidades socioemocionais dos alunos.

“Sempre que possível, tecemos uma rede multidisciplinar de conteúdos, para que a criança possa ter o contato com o conhecimento por meio de diferentes linguagens.” – Claudia Salibe, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I.

Horário Smart Bilíngue

Let’s learn English? O Horário Smart é uma proposta de imersão na Língua Inglesa, que se dá pela extensão da carga horária por mais três horas além da grade da escolaridade. Durante esse período, a criança vivencia uma rotina em inglês, com almoço, esportes, dança e experiências no idioma, que expandem  o vocabulário e as expressões específicas e ampliam as habilidades que o aluno levará para a vida. Comunicação e apresentação em público, produções de textos e roteiros, atividades no Espaço Gastronômico e criações no Espaço LET’s (Maker) são alguns exemplos do que acontece no Smart.

O objetivo é que o inglês se torne meio de comunicação e o aprendizado seja consequência de vivências estimulantes e instigantes para essa faixa etária.

Somado a isso, há sessões de Ioga. Prática que, além de visar o ensino do inglês, também evidenciam o bem-estar, a concentração, o alívio do estresse e o combate à ansiedade, característica típica da infância e da pré-adolescência.

IMG_4047

O composto dessas atividades forma o módulo Smart, que dá a possibilidade de impulsionar o aluno aos mais altos níveis de certificação de Cambridge (CAE).

Ao contratar o Horário Smart, a família terá direito, sem custo adicional à extensão do Integral (horas a mais para a realização dos deveres de casa) de forma opcional. Somado a isso, o contratante ficará à vontade para escolher os dias em que seu filho utilizará o serviço, permitindo que ele permaneça no colégio para antes ou depois do período de escolaridade e do Smart, respeitando as particularidades da rotina de cada um.

Conheça mais sobre o Horário Smart Bilíngue clicando aqui: https://goo.gl/QpBi5q.

Qualidade de vida – Disciplina que explora as habilidades socioemocionais

Medo, raiva, tristeza, euforia. Muitos sentimentos! E agora? Calma! É aí que a Qualidade de Vida aparece, para mostrar que as emoções existem e é necessário lidar com elas, dentro e fora da escola. Qualidade de Vida é uma disciplina supervisionada pelo SOE, Serviço de Orientação Educacional. Uma forma de sistematizar o que já está presente nas relações de ensino do Mopi desde a sua fundação: a preocupação com habilidades socioemocionais – empatia, comunicação, socialização, autocontrole, solidariedade e compreensão do seu lado emocional – que não se encontra no ensino convencional.

Cópia-de-Cópia-de-2ano-2m

No Ensino Fundamental I, a Qualidade de Vida é exercitada por meio de um material didático criado exclusivamente para o Mopi, no qual se destaca o trabalho com personagens, e que se estende em propostas para o dia a dia da criança em família. Por meio desse recurso, é possível incentivar a verbalização de sentimentos, em uma estrutura de fácil identificação, onde o aluno vive os conflitos do personagem e reflete sobre sua própria existência, seu comportamento e aspirações.

“Existe a possibilidade de falha na execução de uma experiência, portanto, é necessário trabalhar com essa frustração. A gente sente raiva, sim, e quais são os momentos em que precisamos controlá-la? O medo existe e, muitas vezes, é bom senti-lo.”, salienta Cláudia Salibe.

LET’s – Laboratório de Educação e Tecnologias

Só pelo nome do Laboratório de Educação e Tecnologias, o LET’s, já se tem uma ideia do que se trata. Esse é o ambiente onde a mágica do criar acontece! Um espaço inteiramente dedicado ao exercício da “mão na massa”, onde a criança pode deixar a imaginação rolar solta. O aluno pode experimentar as possibilidades de criar algo do zero, que terá alguma finalidade em sua vida, seja funcional, estética ou, simplesmente, o prazer de fazer. Aqui, o céu é o limite. Além disso, questões como liderança, motivação, cooperação em equipe e divisão de tarefas são trabalhadas simultaneamente.

Cópia-de-mopi-robotica--1-(422)

Google for Education

O Google for Education é uma plataforma do Google voltada para a educação. Integramos ao ambiente escolar ferramentas como o Google Classroom, Planilhas, Agenda, Hangouts e Gmail, com a finalidade de permitir à comunidade Mopi uma maior interação entre si e com as escolas Google espalhadas pelo mundo. A ideia é estimular uma participação mais ativa, tornando o aluno protagonista do processo de aprendizado e dando a ele a oportunidade de compartilhar conteúdos e dúvidas com professores e colegas. Tudo em tempo real, com segurança e monitoramento.

No Ensino Fundamental I, o professor utiliza a plataforma, entre outras finalidades, para a inserção de revisão de aulas, lições de casa e divulgação de referências e leituras de apoio. Desse modo, os pais também podem acompanhar o dia a dia do filho, suas dificuldades e conquistas.

Cópia-de-Mopi-Barra-Robotica-172

Colaboração: Cláudia Salibe, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I da Tijuca.

Estamos de portas abertas, venha nos conhecer!

Facebook/mopi

Instagram/mopi