destaque

Conheça o Ensino Médio do Mopi

O Ensino Médio compreende 1ª, 2ª e 3ª séries, e corresponde a uma importante fase na vida dos jovens. Esta etapa está relacionada a mudanças significativas, como a aprovação nos vestibulares e a escolha da profissão.

Nossa concepção de resultados é bastante ampla. Vai além das notas e exames. Formamos cidadãos globalizados, preparados para os desafios da vida e do mercado de trabalho. E, especialmente, contribuímos para a construção de mentes críticas, solidárias e preocupadas com a realidade a sua volta.

Metodologia

Pensando em toda a complexidade que envolve as séries do Ensino Médio, oferecemos uma carga horária maior e mais focada no aprofundamento de conteúdos, pesquisa e projetos. É uma alternativa para garantir o foco na preparação para os exames, cobrindo um conteúdo denso e contando, ainda, com todo um aparato de aulas extras, palestras, simulações de provas, entre outros.

Outra característica marcante do Ensino Médio do Mopi é a ênfase na ação em prol da transformação social. Este é um princípio que acabou, também, por ser aderido pelo Fundamental II. E o que isso significa? Trata-se do desejo da família Mopi de contribuir, da melhor forma possível, para a posteridade, deixando suas pegadas, construindo a História. Desse modo, procura-se evitar que os jovens sejam mantidos isolados em uma realidade somente acadêmica, incentivando-os a uma maior integração com o mundo fora dos muros do colégio.

A proposta do Núcleo Diversificado vai ao encontro desses ideais, por se tratar de uma experiência de pesquisa de nível universitário no ambiente escolar, de uma forma que se aproxima da realidade acadêmica do Ensino Superior, simulando situações até mesmo de um curso de pós-graduação.

2

É um projeto que reúne um grupo de matérias extracurriculares de diferentes áreas do conhecimento, segmentadas em núcleos de Finanças, Artes, Política e CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente).

“Queremos, cada vez mais, trazer a pesquisa para nossos jovens, estreitando nossos laços com esse princípio didático-pedagógico da escola. Esse circuito de disciplinas pelo qual eles passam oferece uma visão muito interessante de perspectiva de futuro, de carreira.”, afirma Hélcio Alvim, Coordenador Pedagógico do Fundamental II e do Ensino Médio da Tijuca.

1

Outra marca do Ensino Médio Mopi é o projeto anual, que se materializa em um evento chamado Semana de Projetos: durante uma semana por bimestre, os alunos se dedicam a trabalhos de transformação social, de intervenção na realidade da sociedade. Nessas semanas, de vivência intensa, o intuito do colégio é expandir o pensamento dos jovens para uma escala muito maior, que tem o potencial de impactar a vida dos outros.

“O Mopi não funciona de forma dicotômica, separando a prática da teoria. Pelo contrário, acreditamos que é preciso ‘pedagogizar’ a transformação social e, de alguma maneira, levar também o aspecto pedagógico para essa mudança. Funciona como uma troca, e temos diversos mecanismos para executar isso.”, enfatiza Hélcio Alvim.

LET’s

O LET’s é o Laboratório de Educação e Tecnologias, que convida o aluno a explorar a criatividade em conjunto, a se permitir errar e, por meio da diversidade de pensamentos e pontos de vista, colocar a mão na massa e pôr em prática suas ideias.

Como ocorre nos outros segmentos, existe um empenho dos professores em garantir que a Cultura Maker seja vivenciada dentro e fora do espaço LET’s. O objetivo é desenvolver um saber que também pode ser concreto, que passa pelas mãos, e que cria formas diante dos olhos. O Núcleo Diversificado, muitas vezes, aponta para esse fazer manual, pois culmina sempre na construção de um produto. E, no geral, todo o rico conteúdo do Ensino Médio está propício para ser experimentado e desconstruído nos laboratórios das unidades. Um ponto de vista diferente de assuntos que os acompanham de maneira, muitas vezes, desgastante, por razão dos vestibulares.

3

Qualidade de Vida

Qualidade de Vida é uma disciplina reformulada, com inspiração em fundamentos existentes na cultura do Mopi desde sua fundação, e que agora recebe uma roupagem sistematizada. É uma verdadeira experimentação dos alunos para a vida, pois se refere diretamente à administração dos sentimentos e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais: empatia, comunicação, liderança, respeito, cooperação, resolução de conflitos etc.

Conduzida pelo Serviço de Orientação Educacional, o SOE, a disciplina Qualidade de Vida no Ensino Médio está intimamente associada à questão da orientação profissional, que requer um bom acompanhamento, para que o resultado seja o mais coerente possível com a personalidade de cada um. Uma vez que estamos falando da profissão que o jovem abraçará para a sua vida. Assim, o foco da matéria, algo que sempre houve na cultura do Mopi e que retornou à grade da escola de maneira estruturada, é o autoconhecimento.

4

Entendemos que essa relação do aluno consigo mesmo é essencial para auxiliar suas descobertas e acessar suas aptidões. Trata-se de um trabalho sistemático e orgânico. Nesse segmento de ensino, a Qualidade de Vida deixa de ter um espaço regular no horário, mas está presente no dia a dia, acompanhando a vivência do jovem. Tudo isso, somado à proposta central da disciplina, de incentivar o cultivo das habilidades socioemocionais e levar o aluno a lidar com seus sentimentos, com o universo das emoções, com o outro e com os desafios do mundo.

“Não dá para pensar a escola de hoje sem discutir as habilidades socioemocionais e a isso nossos professores do Ensino Médio estão atentos, propondo uma série de atividades que têm ligação direta com esse assunto. É importante falar sobre empatia, comunicação, sociabilização, enfrentamento dos medos e gerenciamento da raiva e das frustrações. Os alunos estão permanentemente se questionando, se revendo como pessoa. Um processo que se dá no cotidiano. Estamos agindo o tempo todo, isso é um instrumento do protagonismo, um dos pilares fundamentais do Mopi. A escola abrange a vida do aluno, não é somente responsável pela instrução educacional, ela abraça outras áreas do saber, do comportamento.”, defende o Coordenador Hélcio Alvim.

Como mensurar resultados? Muito mais do que provas, um colégio deve prezar pela curiosidade, encorajando o desbravamento de um universo tão infinito quanto a vontade de saber. E, sobretudo, instigar a criatividade, indo e fazendo ir além.

No projeto “O que eu levo do Mopi”, apresentamos alguns relatos marcantes de alunos de ontem e hoje que conseguiram, de diversas formas, levar para suas vidas um pouquinho da nossa escola.

Saiba mais aqui: https://bit.ly/2eMR1SE.

 

Google for Education

O Google for Education é uma plataforma do Google, voltada para a educação. Integramos ao ambiente escolar ferramentas como Google Classroom, Planilhas, Agenda, Hangouts e Gmail, com a finalidade de permitir à comunidade Mopi uma maior interação entre si e com as escolas Google espalhadas pelo mundo. A ideia é estimular uma participação mais ativa, tornando o aluno protagonista do processo de aprendizado e dando a ele a oportunidade de compartilhar conteúdos e dúvidas com professores e colegas. Tudo em tempo real, com segurança e monitoramento.

Colaboração: Hélcio Alvim, Coordenador Pedagógico do Fundamental II e do Ensino Médio.

Venha nos conhecer!

Facebook/mopi

Instagram/mopi