destaqueeditado

Conheça a Educação Infantil do Mopi

A Educação Infantil do Mopi parte de uma proposta pedagógica que valoriza as relações da criança com o outro e com o mundo, permitindo que ela faça suas descobertas em um contexto pensado para o seu bem-estar emocional e físico. Nesse segmento, estão as turmas de Maternal I, Maternal II, Pré-escola I, Pré-escola II e 1º ano, que realizam projetos bimestrais, tendo como guia livros didáticos específicos.

Nas palavras de Adriana Couto, Coordenadora Pedagógica, “a Educação Infantil acredita no ensino de uma maneira em que o aluno seja protagonista. Não se passam respostas prontas. Através dos projetos, as crianças vivenciam diversas experiências e, através dessas experiências, nas quais a professora age como mediadora, o aluno consegue chegar à construção do conhecimento. Aqui no Mopi, o tempo todo, incentivamos a participação da criança. Ela está sempre em movimento. Esta é a proposta essencial da Educação Infantil”.

Metodologia

Um dos princípios do Mopi é o incentivo à leitura, que tem início a partir da Educação Infantil. O livro é apresentado aos pequenos como objeto mágico, capaz de conter uma infinidade de universos. Além de ser recurso de apoio, é caminho para liberar o imaginário, e traz o encantamento como parte do processo de aprendizado, o que faz grande diferença para a faixa etária, bastante receptiva por manifestar uma curiosidade natural.

Mopi-Tijuca-552

É nessa etapa da vida que a criança deseja desbravar o desconhecido, passear pelas texturas, conhecer as cores, reconhecer os sons, abraçar o mundo. Diante disso, o que é apresentado no papel acaba saindo do campo do imaterial e ganhando formas no dia a dia, através de atividades que mesclam o teatrinho, a construção de objetos, a interação com personagens, entre outras alternativas. O lúdico se mostra presente como instrumento educativo fundamental, propiciando a ligação entre saber e prazer.

A equipe docente responsável pela condução desse cotidiano também conta com professores complementares, uma seleção de profissionais capacitados, que atua em caráter multidisciplinar, complementando a execução dos projetos.

Horário Smart Bilíngue

Considerando o peso que a Língua Inglesa tem no contexto globalizado em que vivemos, o Mopi oferece um horário com total imersão no idioma, e que poderá ser contratado por alunos do Maternal II ao 9º ano. Nesse recorte, o inglês funciona como meio de comunicação. Durante 15 horas semanais, o aprendizado vem de forma natural no almoço, nos esportes, nas artes, e nas diversas experiências que a criança vive na escola.

Em 2019, uma das novidades é que o Horário Integral não será mais cobrado à parte. O pai ou responsável que contratar o Horário Smart também terá direito à extensão do Integral. Somado a isso, o contratante ficará à vontade para escolher os dias em que seu filho utilizará o serviço, permitindo que ele permaneça no colégio para antes ou depois do período de escolaridade, respeitando as particularidades da rotina de cada um. Para facilitar ainda mais o dia a dia da família Mopi, o pai que desejar deixar a sua criança mais cedo na escola, a partir das 7h, ou buscá-la mais tarde, até as 19h, pode contar com o espaço da Brinquedoteca, sem custos adicionais e incluído no pacote Smart (sem a inserção do ensino da Língua Inglesa).

3

Qualidade de Vida

Qualidade de Vida é uma disciplina reformulada, com inspiração em fundamentos existentes na cultura do Mopi desde sua fundação, e que agora recebe uma roupagem sistematizada. É uma verdadeira experimentação dos alunos para a vida, pois se refere diretamente à administração dos sentimentos, e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais: empatia, comunicação, liderança, respeito, cooperação, resolução de conflitos etc.

Em suma, Qualidade de Vida é trabalhar as emoções. Está presente nas atividades que compõem o quadro de propostas da Educação Infantil, assim como existem os momento da música, da literatura e outros. Manifesta-se através dos recursos pedagógicos (livros, brinquedos, personagens etc.) e enfatiza o autoconhecimento, o autocontrole, a atitude de saber lidar com adversidades, entre outros. O nome da disciplina explica tudo! Para ter qualidade de vida, é importante saber lidar com todos os diversos sentimentos humanos.

Na Educação Infantil, isso se traduz por uma linguagem adaptada às crianças, respeitando algumas particularidades. No Maternal, situações são criadas para a compreensão do conteúdo, uma vez que os alunos ainda não estão em fase de alfabetização. Na Pré-escola, momento em que a criança está preparada para questionar o mundo, o uso do material didático é um diferencial.

4

LET’s

Vamos falar sobre Cultura Maker? O LET’s é a casa do “fazer com as próprias mãos” no Mopi. Trata-se do Laboratório de Educação e Tecnologias, espaço exclusivo para a criatividade, onde a experimentação flui de forma coletiva, com seus erros e acertos. As turmas da Educação Infantil não frequentam o LET’s (somente do 1º ano do Ensino Fundamental em diante), por ser um ambiente inadequado a essa faixa de idade, em que são manuseadas ferramentas e materiais não recomendados do ponto de vista da segurança.

Porém, a Cultura Maker está presente na rotina, mesmo fora do laboratório. Esse é um conceito que sempre existiu na Educação Infantil, maker por essência. As crianças são estimuladas a executar o trabalho com as próprias mãos, pensando por si sós, e disso surgem desconstruções e construções sem limites definidos. Um mundo novo se revela nas misturas de cores e texturas, no manuseio dos elementos da natureza e muito mais.

5

Google for Education

Na Educação Infantil, o ambiente virtual do Google for Education, plataforma do Google voltada para a Educação, tem possibilitado o acompanhamento atualizado dos pais em relação ao cotidiano dos filhos, através das imagens das atividades. Integramos ao ambiente escolar ferramentas como o Google Classroom, Planilhas, Agenda, Hangouts e Gmail, com a finalidade de permitir à comunidade Mopi uma maior interação entre si e com as escolas Google espalhadas pelo mundo. A ideia é estimular uma participação mais ativa, tornando o aluno protagonista do processo de aprendizado e dando a ele a oportunidade de compartilhar conteúdos e dúvidas com professores e colegas. Tudo em tempo real, com segurança e monitoramento.

Mopi Férias

Para atender a demanda das famílias que não podem acompanhar seus filhos durante os períodos de folga entre os semestres, apresentamos o Mopi Férias. Um tempo inteiramente voltado para a recreação dos pequenos do Maternal I à Pré-escola II, que conta com uma programação especial, que, embora seja realizada no espaço da escola, se desenvolve de maneira independente e diferente do conteúdo do ano letivo. Em cada edição, elege-se um tema para ser explorado de maneira leve e envolvente, com direito a banho de mangueira, passeio na unidade Itanhangá, brincadeira no Espaço Verde, contato com os animais do Minizoo e outras atrações.

1_

Colaboração: Adriana Couto, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Mopi Itanhangá, e Janaína Rodrigues, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Mopi Tijuca.

 

Venha conhecer o Mopi!

facebook/mopi
instagram/mopi