Mopi - [ Facebook ] - Ensino Médio - Maquete em Braile-02

Maquete em Braille

EMPATIA: consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. Esse é um conceito vivo no dia a dia do Mopi, em nossos corredores e em nossas salas de aula. Acreditamos que quando nos colocamos no lugar do outro, nos tornamos pessoas melhores, mais interessadas pelo próximo, que ajudam mais, que amam mais e aprendem a lidar melhor com as emoções e frustrações. Um exemplo vivo de empatia foi a atividade de interação que o alunos do Mopi realizaram com o núcleo de cegos do Colégio Pedro II.

A turma da 2ª série do Ensino Médio criou maquetes interativas e com leitura em braille, feitas a partir de alfinetes, que conseguiam reproduzir diversos sistemas e órgãos do corpo humano. Os alunos adaptaram isopor, esponjas e outros itens em formatos de úteros, ovários, sistema respiratório, reprodutor e circulatório para que os jovens cegos pudessem ter o contato com diversas partes do seu próprio corpo humano, conteúdo que eles têm como costume escutar, mas nunca puderam ver.

Esse tipo de atividade trabalha, além do conteúdo disciplinar, as habilidades socioemocionais em nossos alunos. Competências cada vez mais importantes para uma geração que vem apresentando fortes traços de imediatismo, ansiedade, falta de inteligência emocional e amor ao próximo.

Seguindo essa premissa e com o objetivo de tornar o trabalho das competências sociais e comportamentais ainda mais sistematizado, estamos relançando em 2018 a disciplina Qualidade de Vida em nossa grade curricular. Abordaremos questões ligadas aos sentimentos, comportamentos, comunicação e relações.