Mopi-[-Post-]---1-FEV

Mopi no ENEM: Luiza Castro de Souza

Durante o processo de preparação para o ENEM, uma das preocupações da nossa ex-aluna Luiza Castro de Souza foi a construção de uma boa redação. Ela deu ênfase às argumentações dos seus textos, inspiradas nas diferentes disciplinas com as quais teve contato aqui na escola. Para o ENEM, a estudante utilizou sua base em Filosofia e Sociologia, duas matérias ricas em debates dentro da sala de aula e que auxiliam no pensamento crítico.

A nota máxima na redação do exame é 1000. Para alcançar esse resultado, os especialistas indicam que é necessário ter pleno domínio da Língua Portuguesa, compreender o tema proposto e aplicar conceitos de diferentes áreas do conhecimento. Luiza alcançou nota 960, que lhe garantiu a vaga em Biomedicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Essa conquista partiu de muito esforço, que demandou estudos independentes, mas também contou com o apoio das PAs (simulados bimestrais), com os projetos acadêmicos e as correções da nossa equipe de professores. Desse modo, a jovem conseguiu desenvolver a sua escrita por meio do seu acervo cultural e do feedback dos mestres.

Luiza ressalta, ainda, que o equilíbrio emocional nessa época de vestibular é essencial para manter a concentração nos estudos. “Os professores do Mopi me ajudaram muito na hora de passar para a UFRJ. Eles sempre acreditaram em mim e sempre falaram que eu poderia dar o meu melhor, e acho que isso foi o principal. O apoio emocional que eu tive da coordenação e também de toda a turma para me preparar também foi fundamental”.

A Biomedicina é a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa da saúde humana. O profissional biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades, pesquisa novos medicamentos, desenvolve vacinas e investiga formas de tratamento.

Desejamos à Luiza uma caminhada de muito sucesso na sua profissão!