viagemmariana

Viagem a Mariana

Pé na estrada, com muita bagagem cultural. Nosso 8º ano fez uma viagem a Minas Gerais, com foco em Mariana. Cidade histórica que foi afetada por um dos maiores desastres ambientais do mundo. Os alunos tiveram a oportunidade de ver a situação da região hoje, falar com moradores e refletir sobre a importância do respeito ao próximo e à natureza. Além disso, também aprenderam História e Literatura, em contato com os vários pontos turísticos. Uma jornada para ficar gravada no coração!

A primeira parada foi em Congonhas para ver, entre os vários tesouros arquitetônicos do lugar, as obras do Aleijadinho. Os jovens tiveram a oportunidade de discutir questões sobre o período Barroco por meio da visitação à Via Sacra composta pelo artista, uma sequência de doze capelas que ilustram as estações do caminho de Jesus à crucificação. Temas sobre arte sacra, domínio da Igreja e manifestações populares da época foram algumas das questões levantadas no debate ao ar livre.

Em Mariana, cidade afetada por um dos maiores desastres naturais do mundo, os alunos puderam ver os efeitos da passagem da lama pelos edifícios, muitos deles históricos. Ouviram o depoimento de moradores, que expuseram suas dificuldades, esperanças e decepções com as promessas que não foram cumpridas pelos governantes. Um momento marcante foi a passagem por uma escola abandonada. “Foi a hora em que eles se viram, literalmente, no ambiente deles: materiais escritos, murais montados e varias coisas deixadas para trás. Fizeram uma reflexão sobre o valor da vida e a situação delicada das vítimas, que continuam passando por diversas dificuldades”, afirmou a professora Andreia Deiró, que também acompanhou as turmas.