As escolas sabem para que profissões estão formando os seus alunos?

Como as instituições do século XXI estão olhando o futuro?

Essas e outras interessantes questões foram debatidas pela socióloga Lourdes Atié no evento que encerrou a semana de formação dos nossos professores, antes do início das aulas de 2019. O “Bem-vindo, Educador” recebeu, com muito carinho, todos os educadores do Mopi para o superbate-papo com Lourdes.

TH_Mopi Prof e Teatro-514

Socióloga, com pós-graduação em Educação na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), na Argentina, Lourdes Atié trabalha com educação e comunicação, produz conteúdos para editoras, edita a revista Pátio e é consultora da empresa Faber Castell, onde trabalha, sobretudo, na capacitação de professores. Também autora dos materiais da disciplina “Qualidade de Vida”.

TH_Mopi Prof e Teatro-623

Em um encontro para falar dos desafios do ano, Lourdes abordou o caminho que a educação está traçando por meio das competências socioemocionais, que, pelo olhar dela, raramente são abordadas nas instituições. “É importantíssimo que a educação se reinvente. É preciso despertar a curiosidade e a criatividade das crianças, tirando-as de sua redoma para que elas possam descobrir o mundo, se vincular às ruas. Ter uma educação e fontes de conhecimento que vão além do ambiente escolar possibilita uma maior integração com a sociedade.”, explica ela.

TH_Mopi Prof e Teatro-497

O Mopi trabalha, desde a Educação Infantil, a disciplina “Qualidade de Vida” na grade curricular. A partir dela, nossos alunos aprimoram habilidades como criatividade e curiosidade, citadas pela socióloga, além de aprender a reconhecer os sentimentos, lidar com eles, exercitar a empatia, a boa comunicação e a dinâmica do trabalho em equipe.

Foi um dia de muita inspiração e confiança de que estamos no caminho certo.

2019 promete! 🙂

TH_Mopi Prof e Teatro-539