Imitando o peixinho

Glub, glub! Nossos pequenos do Maternal I deram um mergulho no conhecimento, com direito a muita arte e diversão, que é marca registrada deles. Em uma atividade guiada pela professora Andreia Tristão, eles visitaram  os peixinhos do aquário da unidade Tijuca e foram apresentados à obra “O peixe”, do artista plástico Romero Brito, para um momento de colagem e pintura.

A programação fez parte do projeto Natureza Viva, que está trabalhando, neste bimestre, o tema dos animais da fazenda. O projeto estimula a descoberta do mundo através do contato com os seres vivos e suas características. Por meio do toque, da observação e da audição, as crianças assimilam a locomoção dos animais, as diferentes estruturas físicas, o habitat, o revestimento do corpo e suas funções, as texturas, as cores, os comportamentos e outros.

A atividade aconteceu da seguinte maneira: após a leitura de uma historinha sobre os peixes, os alunos passaram pelo aquário para ver de perto as espécies reais que moram no espaço e imitá-las, em uma brincadeira que não deixou ninguém parado. E, para finalizar, confeccionaram colagens com papéis, tintas e barbantes, inspiradas no artista brasileiro Romero Brito, famoso por suas criações com formas geométricas e muitas cores.

A partir dos movimentos que simulam os peixinhos, os alunos aperfeiçoam a coordenação motora, tomam consciência do próprio corpo, ativam habilidades e se comunicam entre si, mesmo que muitos ainda não saibam falar. Esse tipo de atividade ilustra bastante a metodologia da Educação Infantil do Mopi, que tem foco na leitura e na liberação da imaginação, e estimula a curiosidade natural dessa faixa etária.

Saiba mais sobre a Educação Infantil do Mopi clicando aqui:  https://bit.ly/2N7Hv9h