Mês da Consciência Negra – Confecção de Abayomis

Entramos no mês da Consciência Negra. E para recordar uma parte importante da nossa história, as turmas do Ensino Fundamental I do Horário Smart participaram de uma atividade de confecção de Abayomis. Mas você sabe o que é isso?

Abayomi é o nome dado às bonecas de pano feitas pelas mulheres escravizadas, para acalentar seus filhos durante as longas viagens da África aos outros continentes para os quais estavam sendo direcionados. Os negros eram transportados nos tumbeiros, navios de pequeno porte, precarizados e desumanos, ambientes nada propícios para adultos, muito menos para crianças. Com o objetivo de amenizar um pouco a situação e tentar distrair sua prole, as mães usavam retalhos de tecidos das próprias e poucas roupas para criar os brinquedos feitos de nós e tranças.

A Abayomi é símbolo da resistência do povo negro e se traduz não só como uma expressão de amor, mas também tem um sentido de amuleto de proteção. O termo vem do dialeto Iorubá, uma das mais populares etnias do continente africano e significa “encontro precioso”. A forma de fazer as bonecas é bastante simples e permite que o aluno desenvolva a imaginação, e as habilidades manuais e coordenação motora. Auxilia na compreensão de um conteúdo superimportante e, ainda, trabalha a questão da sustentabilidade ao reutilizar sobras de tecidos. Para saber mais sobre o Ensino Fundamental I do Mopi, clique aqui: link da matéria.