TEMA GERADOR 2019 – QUE PAÍS É ESSE?

Nos últimos tempos, sentimos um aumento alarmante da intolerância pelas diferenças, pelas discordâncias, pelas divergências. É nesse Brasil partido que nós queremos viver?

O que cada um de nós pode fazer para ajudar a regenerar o nosso conceito de unidade, de nação? O que é necessário para voltarmos a sonhar com um Brasil mais empático, que respeite e valorize o pensamento diverso, os regionalismos, o nosso rico multiculturalismo?

A proposta do tema gerador de 2019, “Que país é esse?”, é de mergulharmos nessa imensidão chamada Brasil. Vamos conhecer as diversas culturas, histórias, crenças, regiões e linguagens. Queremos criar um novo projeto de nação que seja capaz de acolher e respeitar toda e qualquer diferença, seja ela social, étnica, religiosa, política ou econômica.

Como? Essa resposta, nós ainda não temos. Ao longo de 2019, a construiremos junto com os alunos de todos os segmentos do Mopi, do Infantil ao Ensino Médio.

Eles serão protagonistas desse projeto de reconstrução do sonho intenso de uma pátria mais gentil.

Vamos com a gente?!

Mas o que é um tema gerador?

É um tema anual escolhido por nosso corpo docente, que acompanha nossas crianças e jovens de fevereiro a dezembro, possibilitando múltiplas oportunidades de aprendizado e desdobrando-se em ricas experiências de conhecimento dentro e fora de sala de aula, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Ele é o grande guarda-chuva da organização político-pedagógica do Mopi. Além de nortear toda a proposta do ano, o tema vai disparar tanto o projeto reflexivo quanto as atividades do dia a dia, sendo uma espécie de fio condutor de nossas ações.

“A apresentação de conteúdos em torno de temas ajuda o estudante a fazer conexões entre as disciplinas e, assim, construir conhecimento”, afirma o nosso coordenador Hélcio Alvim.

“Um autor francês, Philippe Meirieu, define aprendizagem como estabelecer conexões não

arbitrárias. É aquele momento do “Ah, agora eu entendi!”, que normalmente se dá quando o novo saber nos remete a algo que nos é comum, seja porque o vemos como útil, seja porque nos gera afeto. O tema gerador ajuda a criar estas conexões”.